Você já deve ter se perguntado algum dia: “Em quanto à motivação da equipe interfere no desempenho de um projeto?”
De acordo com diversas pesquisas, posso dizer com confiança que ela interfere muito mais do que você acredita. A motivação da sua equipe pode ser o limiar entre o sucesso ou o fracasso de um projeto.
Se sua equipe esta desmotivada, é praticamente certo que você terá problemas em seu projeto. Dois meses atrás um amigo me procurou pedindo ajuda, pois na empresa onde ele trabalha aconteceram diversas ações organizacionais que desmotivaram sua equipe e conseqüentemente o projeto começou a afundar e a produtividade caiu pela metade. “É como se estivessem jogando contra” indagou o mesmo.
Em outro caso de outra empresa, um projeto ficou estacionado e não saia do lugar porque as equipes “não estavam nem ai para o projeto”. Isto fez a empresa gastar CINCO vezes mais o que ela havia planejado para realizar o mínimo.
Chegamos a montar modelos estatísticos que mostravam que se a equipe estivesse desmotivada, o custo do projeto poderia aumentar em até 43%, já se a equipe estivesse motivada, o custo poderia ser reduzido em até 14%.
Mas… “o que é motivação?”
Em um resumo bem simplista podemos dizer que é “a pessoa querer fazer aquilo”, “alcançar aquele objetivo”, “fazer de tudo para consegui-lo”, enfim… ter garra.
Existem diversas formas de motivação.
A primeira e mais conhecida é o dinheiro – todos precisam de dinheiro e se houver bônus para desempenho acima da média, as pessoas vão perseguir este bônus.
A segunda e muito comum na nossa área é conhecimento – as pessoas anseiam por conhecimento e em TI isso é muito comum. Um projeto em uma arquitetura nova, ou novo negócio, ou até mesmo desafiador é um excelente instrumento de motivação.
O terceiro é o respeito e transparência – Todo mundo quer ser tratado com respeito (é óbvio) e transparência nas ações – existem formas e formas de se passar uma informação ou situação, e esta forma definirá se existe ou não respeito. Tenho amigos que não saem de jeito nenhum das empresas onde trabalham porque sentem que a empresa é séria e respeita o ser humano.
O quarto (vou parar no quarto) é o ambiente de trabalho – Um ambiente com harmonia, onde exista o sentimento de equipe e liderança é fundamental para a motivação. Em algumas empresas, as pessoas tem medo de passar conhecimento para o colega que senta ao lado, existe um sentimento de “canibalismo”, e isto com certeza prejudica o desempenho. Outro fator é a liderança e ai vem aquela velha pergunta “Você é chefe ou líder? Por experiência própria, você obterá o dobro dos resultados se optar por ser um líder.
Enfim, a motivação é um fator de grande influencia no desempenho de (por exemplo) um projeto. Pesquise mais sobre isto e mantenha suas equipes motivadas que você obterá mais trabalhando bem menos.