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Líder: a mudança na equipe e na empresa

Um bom líder é essencial ao funcionamento de uma empresa. Toda empresa deve procurar ter um ótimo ambiente de trabalho, com seus colaboradores motivados, pois estes produzem mais se estiverem satisfeitos e particularmente se tiverem um bom líder. Ele terá que obrigatoriamente lhes transmitir a cultura da empresa, sua missão, valores, normas e objetivos, para que entendam a empresa como um todo.

Conseguir ser um bom líder não é tão difícil assim, ser ético já te coloca na dianteira. Existem pessoas que possuem caraterísticas naturais de líder, que sem qualquer esforço são logo colocadas nesse lugar. No entanto existem também muitos líderes que só o conseguiram ser porque lhes foi possível desenvolverem determinadas competências e habilidades.

Características de um bom líder

Então quais as características de um líder? A maneira de ser é um fator determinante. O carácter da pessoa que lidera uma equipe trabalho deve ser exemplar e é muito importante que transmita confiança a sua equipe. Só assim a equipe se sentira segura, acreditando totalmente no líder e consequentemente na organização. A autoridade é algo que nasce do respeito que as pessoas têm pelo líder, a forma como o vêem na empresa e na sociedade. Uma pessoa íntegra e de bom caráter, respeitado pelos outros, tem muita probabilidade de ser um bom líder, caso seja colocado nesse papel. Um bom líder deve sempre motivar a sua equipe para a execução dos trabalhos. Uma característica também essencial é o fato de ele, além de ser um elemento de chefia, saiba arregaçar as mangas entrar fundo no trabalho. Nesses casos, os trabalhadores vão verificar que o seu líder, que dá instruções e ordens de trabalho, afinal sabe exatamente do que está falando, pois também sabe exatamente o que é necessário. Um bom líder é aquele que os outros seguem! Ele deve ser uma pessoa disponível, atenta e principalmente que seja capaz de desenvolver o espírito de equipe.

A paixão pelo seu trabalho é também necessário. Deve estar entusiasmado e também ser muito dedicado, demonstrando a sua equipe que a empresa precisa deles e sem eles não conseguiria funcionar. É importante que o líder seja tolerante, procurando sempre manter a calma, mesmo em situações complicadas. Ele deve adotar uma atitude positiva e saber sempre agir de cabeça fria, controlando as emoções.

Em caso de dificuldade, o líder deve procurar analisar globalmente toda a situação e ser capaz de separá-la em partes, para uma inspeção mais detalhada, procurando soluções mais específicas para cada caso.

Líder e agilidade

A qualidade é um fator associado ao líder, pois ele quer que os padrões de desempenho se mantenham elevados, mantendo assim a empresa na vanguarda.

Assim, o líder deve atribuir tarefas, responsabilizando cada um por determinada tarefa. Quando as pessoas se sentem responsáveis pelo seu trabalho, é certo que trabalharão cada vez mais e melhor. É importante desenvolver talentos, pois os trabalhadores talentosos são essenciais ao crescimento de qualquer empresa. E é esse mesmo crescimento e desenvolvimento da organização, sendo reconhecidos pelos seus clientes, constituem forma garantida de sucesso!

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