“Devíamos ser ensinados a não esperar por inspiração para começar algo. Ação sempre gera inspiração. Inspiração raramente gera ação.”
– Frank Tibolt
Automotivação é a capacidade de motivar a si mesmo, sem a necessidade de influência de outras pessoas. Se você não nasceu com essa habilidade que faz a diferença entre pessoas bem-sucedidas e fracassadas ou se a sua motivação se altera várias vezes durante uma tarefa, veja aqui, em cinco passos como ter automotivação para a conquista de objetivos
Cinco passos para automotivação
Passo: Estabeleça metas
Você precisa ter objetivos. O primeiro passo é escrevê-los. Divida-os por objetivos diários, semanais, mensais, semestrais e anuais. Se quiser ir mais longe esteja à vontade. A ideia aqui é que você descubra o que quer e lute por isso. Quanto mais detalhados estiverem os objetivos, mais real irá parecer e você terá automotivação para realizá-los.
Passo: Pense no resultado final
Quando se sentir desmotivado, pense apenas no resultado final. Isto fará com que você se lembre pelo que está dispendendo tanto esforço. Pense na forma como se sentirá feliz ou aliviado depois da tarefa cumprida. Nas recompensas que obterá: dinheiro, reconhecimento, promoção. Isto é um forte fator de automotivação e certamente fará com que os esforços se tornem agradáveis e justificados.
Passo 3: Mantenha o foco no objetivo
Certamente muitas outras tarefas irão surgir, seja no trabalho ou na vida doméstica. Elas vão lhe roubar tempo ou paciência. É aqui que muita gente desiste e perde a automotivação. Mas não se deixe desanimar, tenha sempre em mente o objetivo e o resultado final. Ponha lembretes, imagens, qualquer coisa que faça você se lembrar do quanto quer atingir aquele objetivo. Gere sua automotivação!
Passo 4: Elimine o estresse
O estresse diminui a motivação e faz mal a saúde física e psicológica. Por isso, torna-se imperativo que você elimine todas as fontes que causam estresse: resolva imediatamente todos os problemas, seja organizado, aprenda a gerir melhor o seu tempo, estabeleça prioridades. Manter o estresse afastado irá aproximá-lo de seu objetivo.
Passo 5: Alimente a autoestima e autoconfiança para a automotivação
Este passo é fundamental. Se perder a autoestima e a autoconfiança, certamente perderá também a sua motivação. Por isso, todos os dias tenha atitudes para que sua autoestima e autoconfiança cresçam sempre.
Não esqueça siga esses passos e gere sua automotivação.